terça-feira, 1 de novembro de 2011

União entre avião movido a energia solar e balão de hélio pode se tornar o futuro da aviação

 


Mais uma noticia que certos amigos não vão gostar
   "Eles não gostam de inovações radicais na aviação.."

O híbrido de avião e balão vai levar provimentos para a África em 2012
A empresa canadense Solar Ship desenvolveu uma espécie de união entre um avião e um balão de gás hélio. O mais fantástico é que ele é capaz de percorrer até mil quilômetros de distância enquanto carrega até uma tonelada de carga, movido apenas à energia solar.

É como uma versão do famoso Zepelin, só que em tamanho reduzido e movido exclusivamente à energia solar, captada pela parte superior do balão. Toda a forma delta da aeronave é preenchida com hélio, mas não o suficiente para poder levantar voo automaticamente.

O empurrão necessário para a decolagem é feita por hélices nas laterais. Outra vantagem, além da própria alimentação com energia solar, é não é necessário quase nenhuma pista para decolar ou pousar. Pode parecer apenas um detalhe, mas imagine as possibilidades deste veículo em locais que sofreram algum tipo de desastre natural, como os terremotos e tsunamis no Japão ou o terremoto que arrasou o Haiti em 2010.

Mas a notícia mais positiva é que este veículo híbrido não está preso aos projetos de designers, ele realmente existe. Ainda não é produzido em grande escala e seu primeiro teste oficial e aberto ao público deve ocorrer em 2012, quando a empresa levará suprimentos médicos para a África. Outra demonstração deve ocorrer em 2013, só que desta vez com uma carga ainda maior em um modelo que consegue levantar voo com 30 toneladas de peso apenas da carga.
 

                                                        BomDiaPiloto ^^

Airship "Avião-barco", um dirigível futurista


Parece um dirigível militar ou de uma mega-ação de marketing da Nasa, mas, na verdade, o Airship Archangel é um meio de transporte conceitual elaborado com um grande potencial de servir à sociedade. Para os seus criadores, os designers Thomas Grimm, Reindy Allendra e Dr. Gregory Smedley, o dirigível proveria serviços e transportes médicos de pessoas, suprimentos e equipamentos.

Uma integração híbrida de propulsão, armazenamento e geração de energia eólica fariam do Airship Archange um supereficiente e relativamente rápido meio de prestação de cuidados de emergência em áreas inacessíveis.

Japoneses criam primeira esfera voadora




Técnicos japoneses desenvolveram aquilo que pode ser a primeira máquina esférica voadora – e eles fazem questão de garantir isso. Foi um projeto que nasceu no Ministério da Defesa do Japão. Trata-se de uma bola que se sustenta no ar por meios próprios e pode ser um equipamento importante para buscas, reconhecimento aéreo e pesquisas. Desenvolvida principalmente para ser utilizada em ações de segurança em áreas urbanas em risco, o globo voador pode viajar a 60 km/h.

Esfera voadora japonesa
A esfera plana como um helicóptero, mas acelera e se comporta no ar como um avião. Por conta de três giroscópios instalados em seu interior, ela consegue se manter parada no ar, se mover e parar sem risco de perda do equilíbrio. Guiada por controle remoto, a esfera é monitorada da terra e pode ir a todo tipo de lugar por conta de suas dimensões reduzidas. E foi desenhada para suportar impactos com paredes, prevendo pilotos desastrados e momentos de grande tensão.

O custo do globo voador também é pequeno. Com US$ 1.400 a equipe garante ser capaz de montar uma dessas. É um custo significativamente inferior do que a maioria dos aparelhos concorrentes, chamados de UAV – sigla em inglês para aeronave não tripulada.

Uma evolução desejável destas esferas seria a capacidade, no futuro, de que elas mesmas dirijam seu voo a partir da visão de suas câmeras, dispensando a necessidade de operadores em terra e da possível interferência no comando remoto via rádio. O comando e o comportamento da esfera são tão sensíveis que qualquer um que esteja controlando seu voo precisa ser capaz de vê-la no ar.

Veja a esfera em ação:



                                   

                               É a gora so falta  a nuvem voadora ^^



                           


EUA estariam testando carro de guerra voador




 É meus jovens.. o que mais falta inventar ? logo após ler sobre essa reportagem comente dizendo o que
vc acha que ainda vão inventar..

Ele parece ter vindo dos quadrinhos ou de um filme de ficção científica, mas de acordo com funcionários da Agência de Projetos e Pesquisa Avançada (DARPA) dos EUA, este modelo de veículo futurista está em produção e será lançado em 2012.


O novo veículo militar norte-americano seria capaz de andar pelos mais diversos tipos de terreno, aguentar rajadas de tiro e até mesmo levantar voo com apenas o pressionar de um botão. Uma tecnologia completamente nova e poderosa para uso militar.

O exército acredita que o veículo seja capaz de carregar quatro passageiros, mais equipamentos, além de poder andar 250 milhas com um tanque e levantar vôo e pousar verticalmente. Tudo isso sem a necessidade de treinamento intensivo do piloto.

No momento, as empresas de aviação Lockheed Martin e a AAI Corporation apresentaram designs diferentes e flexíveis para o projeto. E, de acordo com Sharn Corna, da AAI Corporation, eles avançaram no projeto e trabalham em protótipos.

A previsão para o lançamento do primeiro modelo é 2012. E, se a DARPA continuar com o protótipo e suas pesquisas, possivelmente este modelo esteja voando nos céus até 2015.


Avião da TAM retorna ao aeroporto de Brasília após apresentar problemas técnicos


Empresa aérea nega que pouso tenha sido forçado ou de emergência.

Avião decolou por volta das 6h da manhã e seguiria para Congonhas (SP).

O voo 4723 da TAM Linhas Aéreas precisou retornar ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek, em Brasília, após apresentar problemas técnicos na manhã desta quinta-feira (27). A empresa negou que o pouso tenha sido forçado ou de emergência. A companhia aérea ainda informou que a aeronave pousou com segurança no aeroporto.
O Airbus A320-214, prefixo PR-MHS, decolou por volta das 6h da manhã e seguiria para Congonhas, em São Paulo. De acordo com funcionários da empresa, o piloto teria percebido o problema cerca de 30 minutos depois da decolagem. A empresa comunicou que todos os passageiros serão reacomodados nos próximos voos da companhia.

A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) informou que houve um pouso de emergência, mas disse que apenas a empresa poderia se pronunciar sobre o caso.

Confira a íntegra da nota da TAM Linhas Aéreas:

“A TAM esclarece que a aeronave que realizava o voo 4723 na manhã desta quinta-feira (27), com destino a São Paulo/Congonhas, retornou ao seu aeroporto de origem (Brasília), em decorrência de problemas técnicos da aeronave. O pouso ocorreu em segurança e todos os passageiros serão reacomodados no próximo voo da companhia. A TAM lamenta os transtornos causados aos clientes”.

Fontes: G1 / Aviation Herald                             BomDiaPiloto ^^

Veja mais fotos do pouso de emergência da Polônia



Fotos: Robert Szymczak, Jakub Kalinowski, Marcin Jaworski, Pawel Guraj, Damian Lesniak e Michal Zolnierczyk via JetPhotos.net

                              BomDiaPiloto ^^

Como serão os aviões do futuro?


Conheço amigos dos quais vão odiar saber dessa reportagem.
Até ao final do século XXI, os céus estarão repletos de aviões comerciais não tripulados. Esta é apenas uma das previsões de uma associação de engenheiros britânicos. Mas há mais.

Supersonic Green Machine, o concorde do século XXI.
Um projeto da Lockheed Martin e da NASA

Imagem: NASA/Lockheed Martin Corporation
Os aviões comerciais do futuro serão alimentados a energia solar, atingirão velocidades cinco vezes superiores às do som (1701 metros por segundo), e viajarão em formação, tal como as aves migratórias, para poupar combustível.

Estas e outras previsões constam de um relatório da Associação Britânica de Engenheiros Mecânicos (IME, na sigla inglesa) intitulado, "Aero 2075: Flying into a bright future ", publicado ontem.

Até ao final do século XXI, vaticina a IME, os céus estarão repletos de aviões não tripulados (drone), pelo que os pilotos de linha aérea deverão ter os dias contados.

A tecnologia de ponta que então equipará este tipo de aeronaves permitirá viajar em formação, tal como os gansos. Será assim possível poupar combustível, reduzindo os custos de operação e, desta forma, o preço das passagens.

Resta saber se os passageiros estarão dispostos a trocar a sensação de segurança de um voo tripulado por um bilhete mais barato num avião controlado a partir do solo.

Outras previsões

Até ao final deste século deverá aparecer o "avião carregueiro". Trata-se de uma aeronave de grandes dimensões que transporta pequenas cápsulas as quais poderão ser libertadas e aterrissarem em locais previamente combinados com os passageiros.

A IME prevê ainda uma fusão entre a asa e o motor, antevendo o surgimento de uma "asa voadora".

No futuro, os aviões também serão reabastecidos durante o voo, deixando de ser necessário decolar com os tanques cheios de combustível.


Fonte: aeiou.expresso.pt               BomDiaPiloto ^^

Conceito prevê aeroportos nucleares que nunca precisarão pousar

 Uma vez na escola eu disse:
 Bruno diz: Deveriam fazer aeroportos voadores... seria bom !
 "Outros"diz: Aff.. nada a ver meu, lógico que não daria certo,  é uma besteira...

 Hoje eu  tambem acho uma besteira.. mais paresse que alguem mais esperto que eu colocou a ideia no papel...

Aeroporto Nuclear
É o tipo de ideia realmente difícil de justificar, mas um conceito prevê um futuro com aeroportos voadores e a criação de um conceito de “metrô” aéreo, que na verdade não são simples aeroportos. Eles são aviões tão bizarramente grandes que outros aviões podem pousar neles. E para construir essas monstruosidades e fazê-las ter energia para se sustentar no ar, você precisa apenas de um reator nuclear.

Você decide, por exemplo, ir para a Rússia curtir as férias. Para isso dirige-se a um aeroporto regional, embarca num avião que o leva até o avião/aeroporto nuclear. Lá você desembarca e voa com este avião/aeroporto até Moscou. Sobre Moscou aguarda a chegada de outro avião menor para embarcar e descer na capital russa. Em caso de uma viagem ainda mais longa, você poderia trocar de avião/aeroporto no meio do caminho, em vez de desembarcar em terra.

A vantagem de uma máquina dessas é que ela seria capaz de carregar até 3000 passageiros de uma vez, o que repesenta um tremendo aumento na eficiência do transporte. Além disso, também seria mais rápido e econômico, significando uma economia de 40% em uma viagem de 965 km e de até 80% em uma de 10.000 km.

Talvez a única questão duvidosa é que o avião/aeroporto seria tão assombrosamente enorme, que pousar e decolar chutaria os custos de operação lá para cima e tornaria a ideia proibitiva no aspecto financeiro. Foi aí que alguém deve ter levantado a mão e dito: “já sei! Vamos usar energia nuclear! Nunca precisaríamos pousar!”.